banner

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

PROJETO AMORA


1. Origem do Nome

O projeto recebe o nome de Amora numa relação simbólica entre as características deste "fruto", a transitividade inspirada pela palavra amora e o resultado que se pretende no processo pedagógico.

A amora é uma infrutescência formada por múltiplos frutos suculentos, derivados de uma reunião de flores diferentes que se desenvolveram próximas. Estes frutos são reunidos por um tecido também suculento, o que os transforma em uma estrutura única muito saborosa e, por isso mesmo, muito apreciada.

O projeto, por sua vez, pretende construir conhecimento a partir da inter-relação entre as múltiplas facetas das diferentes áreas do conhecimento, o que propicia a quem o constrói, uma visão ampla e interacional da realidade, também muito apreciada por integrar criativamente, afeto e cognição.





Os assuntos são os mais diversos possíveis: vampiros, Idade Média, folclore, drogas, água, carros de corrida, qualquer assunto que tenha despertado a vontade de conhecer. Sob a orientação de um professor, sozinhos ou em pequenos grupos, eles então buscam em diversas fontes (bibliotecas, entrevistas com especialistas, etc) e também na Internet as informações para escreverem seus trabalhos. A diferença é que os trabalhos escolares não ficam empoeirando em gavetas, mas se transformam em websites, que os alunos criam e desenvolvem. A publicação é feita pelos próprios alunos em um ambiente virtual criado especialmente para os projetos de investigação, que será lançado dentro de quinze dias.
Também não há horários pré-estabelecidos, pois os professores organizam a agenda semanalmente, de acordo com o andamento dos trabalhos, e muitas vezes os alunos de ambas as séries trabalham juntos em seus projetos. Além de orientar os projetos de investigação, os 13 professores do Projeto Amora também decidem o conteúdo a ser oferecido aos alunos em oficinas, atividades integradas aos projetos de investigação e assessorias específicas. Um dos desafios que os professores enfrentam é associar os temas escolhidos pelos alunos às diversas áreas do conhecimento humano. Por exemplo, como extrair conceitos de Física de um tema que interessa tanto às crianças como a existência de extraterrestres.

Um comentário:

  1. CONSIDERAÇÕES.
    o projeto amora é super interessante pela sua capacidade de trabalhar as diciplinas,midias e tecnologias de uma forma que despertam o interece dos alunos. Despertando o seu modo de pensar, usando uma variedade de possibilidades como meio de informação.

    ResponderExcluir